A transformação digital em constante rapidez e mudanças fez com que o papel do QA mudasse ao longo dos últimos anos.
Na linha do tempo, ao passar de um projeto tradicional “cascata” para projetos que utilizam abordagens ágeis, uma das principais mudanças é que a qualidade passa a ser de responsabilidade da equipe inteira.
Por ser facilmente adaptável, a metodologia ágil vem sendo disseminada para várias áreas de atuação e ganhando cada vez mais empresas adeptas. E não só empresas, mas principalmente pessoas, uma vez que a cultura ágil envolve uma nova forma de pensar e agir, e são as pessoas que colocam a metodologia em prática e garantem sua aplicação!
E a área de tecnologia não poderia ficar de fora! A dinâmica da Gestão de Projetos em TI se encaixou perfeitamente nessa nova visão organizacional, a qual criou um time ágil e multifuncional em prol de entregas com valor e dentro do prazo planejado, com qualidade e baixo custo. Afinal entregas ruins geram mais gastos e requerem retrabalhos, o que na visão ágil geram prejuízos para a organização.
Aqui vamos nos aprofundar um pouco na função do QA, ou seja, o Quality Assurance, dentro de um time ágil. Quais as habilidades que devem ser desenvolvidas por um QA ágil?
Uma das principais características é a resiliência. Um QA precisa se reinventar a cada novo projeto, saber responder bem às mudanças de escopo e de requisitos determinados pelo Product Owner, revisão e alteração de casos de testes, de datas, entre outras situações não planejadas. Também precisam ser colaborativos com o time e trabalhar lado a lado com os desenvolvedores em busca de uma entrega com valor.
A organização conta muito: o QA precisa planejar e organizar seu próprio trabalho, saber estimar prazos e classificar prioridades. Ter uma boa comunicação, eficiente e argumentativa. Ser crítico com seu trabalho é positivo para sempre demonstrar os benefícios de um teste realizado com qualidade.
Ter um lado proativo e antecipar prováveis riscos nos testes e no projeto de uma forma geral, bem como dar início a “discussões”, ou melhor, esclarecimentos sobre a demanda, não confiando apenas no que está escrito nas histórias. Participar ativamente de reuniões e cerimônias como o refinamento, nas quais são expostas às questões, técnicas e funcionais, e esclarecidos os requisitos da demanda.
Em um time ágil, todos os papéis são importantes, depende de cada profissional construir um caminho coerente e objetivo e ser peça-chave para o sucesso do projeto.
E não é diferente para o QA, mostre como a qualidade de testes é importante e imprescindível para o sucesso de um projeto de TI.
Gostou do texto? Nos siga para mais textos como esse e aproveite para acessar nossas redes sociais abaixo e conferir nossos conteúdos diários!
Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter
Conheça nossos serviços em nosso site: www.svlabs.com.br
Fabiola de Toledo
Uma resposta
Parabéns pelo texto Fabíola ??
As habilidades mencionadas realmente definem um QA de alto nível. Capaz de realizar uma entrega com excelência diante dos desafios de um projeto ágil.