A Black Friday é uma das maiores oportunidades do ano para as empresas aumentarem o seu faturamento antes do final do ano. No entanto, para aproveitar ao máximo este momento é essencial garantir a qualidade da sua operação de ponta a ponta.
A internet é o nicho responsável pelo maior número de compras nessa data, portanto a empresa que pretende ter um grande faturamento, precisa garantir que todos os seus clientes consigam navegar em sua página, escolher os produtos, colocar no carrinho e efetuar o pagamento sem intercorrências, chamamos isso de experiência do cliente.
E faz parte dessa experiência o atendimento pós-venda, acompanhamento da entrega, troca, devolução e tudo que o cliente possa vir a precisar após a compra. Mas por trás do que o cliente enxerga na tela do computador, são necessários diversos testes que garantam a qualidade do seu software e o sucesso do negócio e, principalmente, a fidelização do cliente para oportunidades futuras.
Na área de qualidade de testes temos algumas práticas que vão ajudar a uma boa performance do seu e-commerce:
- Testes de Carga e Stress: o volume de acessos ao site ou aplicativo tende a ser muito superior ao normal e para garantir que o software possa lidar com o aumento de tráfego sem falhas é essencial realizar testes de carga e stress para prever qualquer erro e corrigir o problema.
- Testes de Carga: Simulam um aumento gradual no número de usuários até atingir o volume esperado, monitorando o desempenho do sistema.
- Testes de Stress: Aumentam o tráfego até o limite para identificar até que ponto o software consegue suportar acessos antes de falhar.
- Automação de Testes: é uma das melhores formas de garantir que o software mantenha sua qualidade ao longo das atualizações de versões. Testes manuais, além de demorados, podem deixar passar erros que afetam a performance ou a segurança. Ferramentas de automação permitem rodar centenas ou até milhares de testes em questão de minutos, permitindo encontrar defeitos rapidamente, aumentando a confiabilidade do software.
Como isso impacta no faturamento de uma empresa?
Se o seu sistema falhar ou ficar lento durante a Black Friday, os clientes tendem a abandonar o site e migrar para a concorrência. Manter o software disponível e rápido, mesmo em momentos de pico, garante uma melhor experiência do usuário e, portanto, mais vendas.
E para isso precisamos de uma aplicação com menos bugs e falhas em produção. Na prática isso significa menos carrinhos abandonados, menos falhas na finalização da compra e mais conversões em vendas.
- Monitoramento
Outra atividade importante durante a Black Friday é o monitoramento em tempo real do desempenho do software, dessa forma é possível identificar um problema que pode ter passado despercebido nos testes.
A empresa deve investir em ferramentas de monitoramento que permitem verificar a saúde dos servidores, o tempo de resposta das APIs, o comportamento dos bancos de dados e o número de erros em tempo real, e, ao menor sinal de falha, a equipe de TI possa agir rapidamente e minimizar os impactos nas vendas.
- Escalabilidade
Outra manobra a ser feita antes da Black Friday é manter a escalabilidade da aplicação. Isso significa o seu software pronto para crescer conforme a demanda. À medida que o número de visitantes aumenta, o software e a infraestrutura devem ser capazes de escalar rapidamente para atender à necessidade.
Neste caso algumas atitudes podem ser tomadas:
- Servidores na nuvem: adoção de serviços de hospedagem na nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud, permitem que você adicione mais capacidade de processamento.
- Microservices: ter arquiteturas de microsserviços permitem que diferentes partes do sistema escalem independentemente, o que melhora a resiliência do software.
- CDN: rede de distribuição de conteúdo (CDN) ajuda a entregar conteúdo estático mais rapidamente, melhorando a performance do site para usuários geograficamente distantes.
- Cyber Segurança: outro ponto importante durante a Black Friday é o aumento nos ataques cibernéticos devido ao volume de transações e ao tráfego elevado. A segurança do software deve ser uma prioridade para que não ocorra vazamento de dados dos clientes e por isso algumas atitudes devem ser tomadas:
- Testes de segurança: testes de segurança e auditorias no sistema devem ser feitos regularmente para identificar e corrigir vulnerabilidades.
- Certificados SSL/TLS: todas as transações devem ser criptografadas e o site deve usar SSL/TLS em todas as páginas.
- Proteção contra DDoS: soluções de mitigação de DDoS é crucial para evitar que ataques sobrecarreguem o sistema e tirem o site do ar.
Lembrando que a perda de confiança por parte do cliente devido a um problema de segurança pode causar uma drástica diminuição das vendas. Proteger as transações e os dados dos usuários, garante um ambiente confiável para compras, aumentando as chances de fidelização e de crescimento nas vendas.
- Software Intuitivo
Além da qualidade técnica, a experiência do usuário (UX) desempenha um papel essencial para o sucesso na Black Friday. Otimizar a usabilidade, a navegação e o tempo de carregamento das páginas podem fazer uma grande diferença nas vendas. E neste caso alguns fatores precisam ser analisados:
- Otimização Mobile: a maioria das compras online acontece em dispositivos móveis. Portanto, garantir que o site ou aplicativo seja responsivo e ofereça uma experiência fluida em smartphones.
- Tempo de Carregamento: quanto mais rápido seu site carregar, maior a chance de manter o usuário engajado e levá-lo até a finalização da compra. Otimize imagens, scripts e use cache para melhorar a performance.
Garantir a qualidade do seu software durante a Black Friday é fundamental para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas que essa data proporciona. É preciso planejar e buscar uma empresa especializada em testes de softwares com antecedência, essa visão fará toda a diferença no sucesso dessa data tão relevante para o comércio no mundo.
A SVLabs oferece uma abordagem sólida de testes, escalabilidade, segurança, automação e otimização de performance para sua empresa. Se preparando adequadamente, você transforma a Black Friday em uma oportunidade não apenas de lucro imediato, mas de fidelização e crescimento sustentável para o futuro.