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Como e quando começar a se preparar para a Black Friday?

Tempo de leitura: 8 minutos

A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o e-commerce, e a preparação para essa data vai além de boas promoções e marketing.

A infraestrutura tecnológica da empresa é um dos fatores decisivos para o sucesso de um e-commerce nesse período de alta demanda. É necessário investir em sistemas robustos, páginas ágeis e um bom planejamento de TI para garantir uma boa experiência ao cliente e não comprometer as vendas.

Vamos abordar alguns temas e um cronograma desejável que as empresas podem seguir para o sucesso do seu e-commerce na Black Friday:

 

  1. Planejamento e Auditoria de Sistemas

De 6 a 8 meses antes é necessário iniciar um planejamento e a identificação de pontos críticos e seus riscos.

  • Análise da Infraestrutura e Diagnóstico de Capacidade, avaliando a capacidade do servidor e a robustez da plataforma de e-commerce. Ferramentas de monitoramento e análise de desempenho devem ser utilizadas para entender se o site está apto a suportar o aumento de tráfego esperado.

 

  • Identificação de Gargalos e Melhorias em relação a experiência do usuário, como lentidão no carregamento de páginas, baixa capacidade de resposta do servidor ou ineficiência na busca de produtos. Com base nesses diagnósticos, liste melhorias e corrija falhas que podem afetar diretamente a performance do e-commerce.

 

  • Definição do Orçamento de TI, após o levantamento das melhorias necessárias, é possível criar um orçamento de TI para a Black Friday, prevendo investimentos em novos recursos, upgrades de software e ferramentas de monitoramento. Iniciar essa etapa com antecedência permite que o time de TI tenha o suporte financeiro necessário para implementar mudanças sem sobrecarregar o orçamento.

 

  1. Escalabilidade e Otimização de Performance

De 4 a 5 meses antes é preciso definir uma tecnologia escalável e otimizada para o ambiente suportar a alta demanda.

 

  • Planejamento de Escalabilidade da Infraestrutura, deve ser dimensionar a capacidade do ambiente para suportar um aumento significativo no tráfego durante a Black Friday. Isso pode envolver a contratação de um servidor de cloud computing com escalabilidade automática ou aumentar o limite de banda e memória do servidor atual.

 

  • Cache e Otimização de Conteúdo, investir em mecanismos de cache ajuda a reduzir a carga no servidor e a acelerar o carregamento de páginas. Utilize técnicas como caching de páginas e conteúdo estático (imagens, CSS, JavaScript) para que os usuários acessem rapidamente o site e seus recursos, mesmo em alta demanda.

 

  • Revisão do Sistema de Pagamento e Checkout, com o aumento do fluxo de pagamento e checkout é necessário investir em rapidez e segurança. Teste diferentes métodos de pagamento para garantir que estão funcionando corretamente e que a integração com gateways de pagamento está estável. E para segurança pode ser implementado uma autenticação em duas etapas, isso reforça a confiança dos clientes.

 

  1. Testes de Estresse e Segurança

De 2 a 3 meses antes e já com a infraestrutura reforçada, é o momento de realizar testes para avaliar como o sistema se comporta sob pressão e garantir a segurança.

 

  • Testes de Estresse e carga para simular o aumento do tráfego que a Black Friday pode gerar, para ver se o sistema aguenta o volume. Use ferramentas como Apache JMeter, Gatling ou BlazeMeter para criar cenários de carga e identificar possíveis falhas. Isso ajuda a ajustar configurações do servidor e otimizar consultas ao banco de dados.

 

  • Revisão e Implementação de Medidas de Segurança, é um momento que as tentativas de fraudes aumentam. Portanto, a segurança deve ser prioridade. Realize uma auditoria de segurança, incluindo testes de penetração, para identificar vulnerabilidades e corrigi-las. Certifique-se de que todos os dados dos clientes são armazenados de forma segura e que políticas de segurança, como autenticação forte e proteção contra DDoS, estão ativas.

 

  • Atualização de APIs e Integrações visando os serviços de terceiros (como administradoras de pagamento, transportadoras, etc.), se estão atualizadas e funcionando sem falhas. Isso garante que os serviços externos, essenciais para o funcionamento do e-commerce, não terão problemas durante o pico de vendas.

 

  1. Preparação Final e Monitoramento

De 1 a 2 meses antes é um período dedicado aos ajustes finais e à configuração de um monitoramento em tempo real para acompanhar o desempenho do sistema.

 

  • Teste Completo do Ciclo de Compra para simular uma compra de ponta a ponta, desde a navegação e busca de produtos até a finalização do pagamento e a confirmação do pedido. Esse teste ajuda a verificar a usabilidade do sistema e a garantir que o processo de compra seja rápido e intuitivo.

 

  • Configuração do Monitoramento em Tempo Real é necessário para acompanhar o tráfego, as taxas de erro, o tempo de resposta do servidor e o desempenho das APIs. Ferramentas como New Relic, Google Analytics, ou Datadog são ideais para monitoramento em tempo real e notificam rapidamente o time de TI em caso haja sobrecarga ou falhas.

 

  • Comunicação efetiva entre equipes para organizar o trabalho, a equipe de TI e o atendimento ao cliente devem trabalhar em conjunto. Estabeleça um plano de comunicação rápida para que problemas sejam solucionados em tempo hábil, garantindo que o cliente não sofra interrupções nas compras e que o e-commerce mantenha a operação durante o evento.

 

  1. Dia da Black Friday e Pós-Evento

No dia da Black Friday a equipe de TI deve estar pronta para monitorar o ambiente e otimizar a operação e nos dias subsequentes, a equipe de atendimento deve manter uma ação para atender e escutar o cliente, reportando falhas a equipe de TI, para rápida solução de problemas.

 

  • Acompanhamento Contínuo e Resolução Rápida de Problemas, para que a empresa tenha em mãos as métricas em tempo real e responda rapidamente a qualquer problema, como queda de servidor ou aumento anormal de tráfego. Isso evita interrupções que poderiam prejudicar as vendas.

 

  • Avaliação e Análise Pós-Black Friday para que a empresa tinha uma análise completa da operação, desde a performance do site até a quantidade de acessos e as taxas de conversão. Identifique o que funcionou bem e os pontos a melhorar, registrando as lições aprendidas para serem aplicadas em eventos futuros.

 

A tecnologia é uma aliada da Black Friday, porém é uma tarefa complexa que exige planejamento e trabalho ao longo do ano. Com uma abordagem estratégica e um foco na escalabilidade, segurança e monitoramento, a SVLabs pode ajudar o seu e-commerce a se preparar para lidar com a alta demanda, proporcionando uma experiência de compra segura e satisfatória para seus clientes e assim alavancar seus lucros no melhor evento do ano para o comércio.

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