O fator promoções se torna protagonista quando falamos de Black Friday, um evento voltado para o comércio mundial e que ganhou ainda mais consumidores quando se estendeu para o comércio online.
Quando falamos de compras na internet, para os consumidores, alguns fatores são determinantes para essa escolha, como por exemplo, a comodidade de receber em casa, formas mais facilitadas de pagamento, grande variedade, valor mais baixo, promoções e oportunidades.
Porém uma das maiores dores do e-commerce e o abandono do carrinho de compras e de acordo com a pesquisa da E-commerce Radar (empresa referência em pesquisas do mercado virtual), feita no ano de 2024, identificou que no Brasil 82% das pessoas abandonam produtos nos carrinhos em compras on-line.
Trazemos aqui alguns dos fatores que pode influenciar o cliente a deixar os produtos abandonados dentro do carrinho de compras:
- Problemas de usabilidade em dispositivos móveis: Uma experiência de navegação ou checkout mal adaptada para dispositivos móveis pode causar desistências, já que muitos clientes compram pelo celular.
- Processo de checkout longo ou complicado: Um processo de finalização de compra com muitas etapas, solicitações de informações excessivas ou confusas, pode levar à frustração e abandono do carrinho.
- Exigência de criação de conta: Muitos clientes preferem uma opção de checkout como visitante e desistem ao ver que precisam criar uma conta para concluir a compra.
- Falta de confiança e segurança: Se o site não parece confiável ou seguro (como por falta de certificados SSL) o cliente pode hesitar em fornecer informações pessoais e financeiras.
- Dificuldades com códigos de desconto: Se o site oferece um campo para cupons, mas o cliente não encontra um desconto disponível ou tem dificuldades em aplicá-lo, pode sentir-se frustrado e abandonar o processo.
Na visão de tecnologia e qualidade de softwares é possível fazer diversas ações para melhorar a experiência dos clientes e ter sucesso com as vendas durante a Black Friday.
Investir na qualidade do site ou aplicativo e tudo que ele pode oferecer é um fator determinante para o sucesso do seu e-commerce e a SVLabs tem um time especializado em testes de qualidade de software, que pode mapear os pontos fracos e melhorar a experiência do cliente, evitando o abandono dos produtos nos carrinhos e alavancar o número de vendas bem-sucedidas.