De acordo com a nossa publicação anterior, parte 1/6, já falamos sobre a criação de localizadores em busca por texto exato e parcial.

Agora vamos ver a utilização destes localizadores na buscar por classe, classe parcial e duas classes!

Boa leitura!

Busca por Classe

Para este tipo de busca, podemos informar a classe, lembrando que neste caso esta classe buscada deve ser a única classe do elemento. Para os casos de elementos que contenham mais de uma classe é preciso utilizar a busca por classe parcial.

Neste caso em particular, fizemos a busca pela classe small e foi localizado apenas um elemento contendo esta classe.

BUSCA POR CLASSE PARCIAL

Quando realizamos a busca por uma classe utilizando a função ‘contains’ queremos localizar o atributo classe parcialmente, e para localizar a segunda classe deve-se repetir a mesma função, caso seja possível, pois a classe pode estar sozinha no elemento ou com outras classes e desta forma a busca por classe não irá localizar os elementos no caso das classes conjugadas.

BUSCA POR DUAS CLASSES

Para realizar a busca por duas classes utilizamos a função ‘contains’ pois assim ele consegue fazer uma busca parcial, localizando o atributo classe parcialmente, e repete a mesma função localizando também a segunda classe. Caso seja necessário, é possível implementar várias classes.

O xPath fica então da seguinte forma “//*[contains(@class,’btn’) and contains(@class,’btn-lg’)]”

Acompanhe as nossas postagens, até o final do ano publicaremos mais quatro partes e um e-book ao final.

Autor: Alexandre Siqueira