Sabemos os riscos que a prática da qualidade mitiga e elimina. São riscos de perdas financeiras, riscos de imagem e reputação, riscos de perda de negócio, entre tantos outros, que podem ser eliminados testando estática e dinamicamente a sua aplicação ou o seu novo projeto de aplicação.
Estamos num momento importante do mercado financeiro que aponta para mais uma inovação, a exemplo do que ocorreu com o PIX e com o Open Finance: o DREX. Mas o que se espera com a implementação do Real Digital, ou DREX? Se o DREX fosse lançado hoje, você estaria preparado para testar todos os seus sistemas e garantir que sua operação seguisse sem intercorrências?
Com esta iniciativa, os órgãos reguladores e o mercado financeiro procuram tornar as transações financeiras mais seguras, ágeis e baratas, permitir que as transações digitais sejam regulamentadas, aumentar a proteção contra fraude e hacking, manter a privacidade dos usuários, entre tantos outros benefícios.
Satoshi Nakamoto foi visionário e acabou quebrando padrões mundialmente estabelecidos com a criação do Bitcoin e da blockchain, entretanto, mesmo que tenha adotado processos de criptografia e de identificação como o KYC (Know Your Customer), as autoridades reguladoras e entidades financeiras ficaram alertas em relação a falta de mecanismos adequados de monitoramento e auditoria dos usuários
Isso despertou a vontade da criação de uma moeda digital legal em alguns países, como está acontecendo no Brasil, saindo na frente com o DREX, junto com a Nigéria, a Jamaica e Bahamas, que também lançaram suas CDBCs (Central Bank Digital Currency).
As maiores vantagens da implementação do DREX serão a eliminação de intermediários e os custos associados a eles, maior transparência e segurança para operações financeiras, que deverão ocorrer de forma instantânea.
O grande desafio agora, quando estivermos em momento de implantação nas Instituições Financeiras (IFs), será manter alto o nível de qualidade, operacionalidade e funcionalidade para o DREX.
Diante deste desafio, a iLAB desenvolveu seu framework, composto de processos, ferramentas e responsabilidades, para a garantia de qualidade da moeda digital brasileira, em homologação e em janelas de certificação junto ao BACEN.
Cadastre-se abaixo e garanta condições especiais para sua Instituição Financeira!
Quer estar à frente e garantir que sua instituição esteja pronta para o DREX? Basta preencher seus dados e nos procurar quando a garantia da qualidade for necessária na implantação do DREX!