Fale com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

Desenvolvimento de software: terceirizar ou fazer internamente?

Tempo de leitura: 4 minutos

Independentemente do tamanho de uma empresa, ao buscar soluções customizadas para suas demandas, ela pode optar pelo desenvolvimento de software interno ou terceirizado.

Em ambas as opções, o intuito é criar uma ferramenta personalizada para suas atividades e evitar o uso de soluções genéricas, tão comuns no mercado, hoje, e que podem não suprir suas necessidades.

Contudo, como decidir qual a melhor opção entre as duas alternativas de desenvolvimento de software? Criar uma equipe interna com essa responsabilidade ou apostar na terceirização? Confira a seguir!

Fatores de decisão

Antes de mais nada, para analisar qual é a melhor opção para a sua empresa, é preciso realizar uma análise profunda do que você espera obter com a ferramenta a ser desenvolvida. Dentre os principais fatores de decisão a serem analisados estão:

Custos

Valores de investimento para montar a equipe ou contratar uma terceirizada.

Expertise

Conhecimento necessário para o desenvolvimento de soluções.

Dificuldade

Nível de complexidade de todas as atividades esperadas da ferramenta.

Ao analisar esses pontos iniciais, você já pode ter uma visão sobre a possibilidade ou não de realizar o desenvolvimento interno da solução ou a necessidade de buscar auxílio fora da empresa.

Requisitos para o desenvolvimento interno

Caso você opte por realizar o desenvolvimento interno de uma solução, é preciso analisar todos os pontos necessários, como a contratação de mão de obra especializada para o projeto. Entre os principais itens a serem vistos na hora de desenvolver internamente uma ferramenta de software estão:

Gestão

Você deverá realizar toda a gestão do projeto de software, garantindo os prazos e as entregas.

Competência técnica

É preciso realizar a contratação de mão de obra especializada com o conhecimento necessário para a criação de software de qualidade.

Estratégia

É necessário determinar uma estratégia de desenvolvimento para garantir o sucesso do projeto e orientar a ação dos colaboradores.

Vantagens da terceirização

Outra possibilidade é optar pela terceirização do desenvolvimento de software, uma opção cada vez mais comum entre as empresas, que tem como intuito diminuir custos e melhorar os resultados. Entre as principais vantagens desse modelo estão as seguintes:

Melhor planejamento

Uma empresa especializada em desenvolver software conta com equipes experientes e utiliza as melhores técnicas de desenvolvimento e planejamento. Assim, você poderá ficar tranquilo em relação à entrega e à qualidade do resultado final.

Manutenção e evolução constante

Realizar manutenções e criar novas funcionalidades são outras vantagens de contratar uma empresa terceirizada para o desenvolvimento de software porque, sempre que for necessário inserir novas rotinas, os profissionais estarão prontos para agir, e da mesma forma com a necessidade de correção. No entanto, você também dependerá da disponibilidade dos terceirizados para as suas demandas.

Redução de custos

Criar uma equipe interna demanda recursos e atenção dos colaboradores. Sendo assim, ao terceirizar essa atividade os custos serão muito menores e você poderá investir em outros pontos de relevância, tão importantes quanto o novo software. Contudo, não terá controle total da ferramenta.

Como vimos, realizar o desenvolvimento de software é fundamental para a diferenciação no mercado e o aumento da produtividade. Contudo, a escolha entre criar a solução internamente ou terceirizar depende muito da sua demanda e possibilidades.

Ainda não terminou! Temos outro post importante para você. Leia agora mesmo e entenda como escolher uma empresa na hora de testar o seu novo software!

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!