Acompanhando a transformação digital, intensificada durante o período pandêmico, uma nova realidade passou a fazer parte das empresas mundialmente. Sistemas de trabalho, processos internos precisavam impulsionar uma significativa melhora no engajamento dos colaboradores, reduzir o “turnover” e ainda auxiliar na força de trabalho competitiva, independente do modelo de trabalho.
Dessa forma, acompanhamos intranets, portais, suítes de colaboração, etc. evoluírem para conseguir atender melhor às necessidades dos colaboradores e apoiar nessa transformação no espaço digital de trabalho. Porém, o simples fato da evolução individual das ferramentas, caracteriza uma transformação digital, um “digital workspace”?
O que é digital workspace e quando utilizá-lo?
Diferente da abordagem tradicional das intranets, portais e áreas do colaborador, uma estratégia de “digital workspace” visa reformular o contexto de valor de negócio, provendo uma experiência aprimorada para os funcionários. Tal processo não descarta o uso dos softwares tradicionais, porém o objetivo é utilizar tecnologias emergentes que impulsionem o engajamento, auxiliando as empresas a responder às mudanças na forma de trabalho. Destacam-se, nesse ambiente integrado:
- Ferramentas remotas de trabalho, com soluções que proporcionem aos colaboradores produtividade, sendo em suas casas ou em viagens, com o mesmo propósito que teriam no escritório. Nesse contexto inclusive considerando soluções “mobile” com alternativas para celulares e tablets;
- Com a realidade virtual, soluções que proporcionam conexões contínuas com redes sociais dos funcionários e aplicações que alimentem elementos essenciais ao negócio, um “boost” no engajamento e na visibilidade dos colaboradores e empresa;
- Ferramentas que permitam colaboração online e off-line, mensagens instantâneas e de rede social da empresa. Um esforço contínuo de coleta de dados, para possibilitar análises e descobrir oportunidades de melhoria nos processos.
Um “digital workspace” trabalha com três grandes pilares, sendo a eficiência, engajamento e comunicação. Unidos, esses permitem as organizações uma reorganização para competirem por talentos em novas frentes criadas pela inovação digital e a reduzir o “turnover” de funcionários.
Um guia para transformação das organizações
A eficiência na implementação de um “workspace” pode auxiliar na quebra de uma das maiores dores e obstáculos das empresas… a mudança cultural. Implementada corretamente, um ambiente digital bem estruturado é um grande aliado na facilitação da mudança da tão famosa transformação digital.
Visando planos de curto e médio prazo, ganhos rápidos são observados e têm grande destaque nesse modelo integrado de trabalho, como:
- Captação de novos talentos: Perfil do mercado de trabalho abrange diferentes gerações, inclusive, com 50% da mão de obra especializada, contemplando jovens e que possuam uma característica de alta expectativa de engajamento, alta rotatividade. Essa é uma realidade que empenha as empresas a investirem na satisfação dos colaboradores, evitando grandes custos operacionais, devido esse cenário de trocas constantes entre empregadores.
O plano de transformação digital, orientada com um “digital workspace”, mira soluções efetivas, bem estruturadas para mais satisfação com o trabalho e a permanência dos funcionários em longos prazos;
- Recapacitar colaboradores: A transformação digital traz, além do recrutamento de novo profissionais, uma necessidade de recapacitar seus colaboradores com as novas tecnologias e ambientes originados do processo. Os “digital workspaces” podem incorporar sistemas de gestão de aprendizado para auxiliar na capacitação dos colaborares e permitir uma melhor metrificação da empresas em avaliar esses ganhos de habilidades e conhecimentos.
União constante, capacitada e necessária
Com intensa velocidade, constantes variáveis e evoluções, apresentar que a transformação digital depende integralmente de “digital workspaces” e modelos coesos que cada vez mais promovem vantagens para os colaboradores para então confiarem e desenvolverem seu papel com novas tecnologias e tendências, é uma realidade. Como não existe sinal de frenagem, sabemos que a tendência será o amadurecimento, mais importância estratégica para organizações e colaboradores, com o surgimento de novos padrões e sistemas que se fundirão para atender as expectativas dos trabalhadores de hoje.
Gostou do texto? Nos siga para mais conteúdos como esse e aproveite para acessar nossas redes sociais abaixo e conferir nossas publicações diárias!
Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter
Conheça nossos serviços em nosso site: www.svlabs.com.br