Fale com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

O que considerar antes de contratar uma empresa de testes de softwares?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você lida rotineiramente na área de TI, sabe que o desenvolvimento de softwares é um processo demasiado crítico e requer uma série de cuidados para obter o sucesso. Uma boa ideia para obter êxito em seus projetos é delegar esses cuidados à uma empresa de teste de software e focar toda sua energia no processo de desenvolvimento.

Tais empresas são especialistas no processo de garantia e controle de qualidade e garantirá o sucesso do produto.

Este post foi escrito para demonstrar a você o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar uma parceria junto a uma dessas empresas e suas vantagens. Confira!

Os testes de software

Apesar de serem parte crucial do desenvolvimento de um software, os testes, muitas vezes são colocados em segundo plano, por falta de tempo e/ou orçamento.

No entanto, o aumento da consciência por qualidade e usuários cada vez mais exigentes, fizeram com que as empresas visualizassem nos testes a saída para garantir a qualidade e minimizar os riscos. Investir em qualidade, têm custo, mas é muito menor do que arcar com prejuízos tangíveis e intangíveis que a falta de qualidade poderá trazer aos negócios e até mesmo na imagem da empresa ou da marca.

Como avaliar uma empresa de teste de software

Manter uma equipe interna de teste de software pode não ser a melhor alternativa. Listamos algumas indagações que devem ser feitas neste momento de avaliação de contratação ou não de uma empresa especializada em testes.

Testes de software faz parte do foco do negócio? Quer manter o conhecimento de testes dentro da sua empresa? Estamos capacitados para gerenciar terceiros? Existe uma quantidade de fornecedores de serviços de testes para que a empresa não fique na mão de um só fornecedor? Os fornecedores de testes oferecem o nível de serviços que o seu negócio demanda?

Contratar uma empresa especializada em testes ou não é uma decisão estratégica e deve estar alinhada aos objetivos da empresa. 

Pode ser difícil escolher entre as inúmeras empresas existentes no mercado. Por isso, é preciso estar atento a algumas questões determinantes. Veja abaixo:

Credibilidade no mercado

O primeiro ponto a ser observado é a credibilidade que a empresa de testes de software tem junto ao mercado e quais são ou foram seus clientes. O ideal é buscar algumas referências junto a quem já utilizou de seus serviços.

Processos

Saber quais os processos de testes realizados pela empresa também é outro ponto de suma importância antes de assinar um contrato. Essa informação pode ser obtida diretamente com a prestadora de serviços.

Avaliar os conhecimentos da empresa

Uma empresa especializada em testes deve contar com colaboradores munidos de grande conhecimento na área e demonstrar esse conhecimento por meio de certificações ou até mesmo através de realizações de Provas de Conceito (POC).

Vantagens de contratar testes de software

Contar com o apoio externo de especialistas irá garantir maior eficácia dos testes. Vamos listar algumas das principais vantagens que se pode esperar:

  • independência ─ manter os testes independentes do desenvolvimento garante imparcialidade no processo, gerando maior eficácia e menor interferência da equipe interna;
  • estimativa precisa ─ os especialistas em testes mantêm um know-how mais preciso acerca do esforço necessário para uma determinada demanda de testes;
  • troca de experiência ─ em contato com especialistas em testes, sua equipe interna poderá desenvolver novas competências e obter novos conhecimentos.

A NASA, agência espacial americana, difundiu o conceito IV&V (Independent Verification and Validation) em 1993, com o objetivo de garantir a segurança em todos os seus sistemas, trabalhando com padrões de excelência, expertise e imparcialidade. Hoje, a NASA possui um centro independente de verificação e validação de seus sistemas, localizado em West Virginia e na aplicação desta metodologia em sistemas e softwares, procuram sempre responder: 

  • O software fará o que deve fazer?
  • O software não fará o que não deveria?
  • O software responderá conforme esperado sob condições adversas?

A contratação de uma empresa de teste de software é o primeiro passo em busca de melhorar a qualidade de seu produto, garantir uma maior aceitação junto aos usuários finais e prover soluções certificadas, garantindo o bom funcionamento do software, de maneira confiável e segura.

A SVLabs conta com profissionais qualificados e pode ser uma grande parceria na busca por qualidade em seu projeto de software. Entre em contato conosco hoje e veja o que podemos fazer por você!

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!