Fale com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

O que é transformação digital? Descubra sua importância!

Tempo de leitura: 4 minutos

É bem provável que você já tenha ouvido falar em transformação digital. Porém, se você enxerga o conceito como uma tendência futurista, temos uma notícia: ela já está aí, e se você não se despertar para isso, sua empresa vai perder mercado para a concorrência.

Ao pensar em transformação digital, existem dois equívocos. O primeiro é atribuir esse conceito apenas ao segmento de tecnologia. O segundo é achar que o simples fato de uma corporação ter uma presença online, com site e perfis nas redes sociais, significa estar inserido na transformação digital. Entretanto, é muito mais do que isso!

Então, o que é transformação digital? Neste post, explicaremos o que é esse movimento e quais são os impactos positivos que ele trará para a sua empresa. Confira!

O que é transformação digital?

É um movimento no qual as empresas colocam a tecnologia como impulsionadora de sua gestão. Portanto, ela não atua apenas como uma ferramenta. Dessa forma, as organizações podem se tornar mais competitivas, melhorando seu desempenho, ampliando seu alcance e elevando seus resultados.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), os investimentos em tecnologias digitais chegarão a 510,5 bilhões até 2025. Os assuntos que serão tendências para o crescimento dessa transformação digital serão:


– Nuvem;
– Segurança da informação;
– Big Data e Analytics;
– IA e Machine Learning.

A implementação depende de três fases:

  1. Digitalização: processo que consiste na transição da informação analógica para o formato digital.
  2. Inovação: aplicação de modelos tecnológicos avançados na estrutura da empresa, como o Big Data, Internet das Coisas, criptomoedas, Machine Learning etc.
  3. Transformação Digital: efeito total e geral da digitalização, que traz oportunidades de mudança e evolução.

Quais os benefícios da transformação digital para a sua empresa?

Abordagem correta do cliente

Se antigamente o foco das empresas era apresentar um produto ao cliente, por meio de propagandas massivas, hoje o processo é inverso. São os clientes que buscam as empresas e interagem diretamente com elas.

O foco não está mais somente no produto ou no preço, e sim em novas formas de demonstrar valor e de se comunicar com os clientes. A nova geração de consumidores não sente confortável ao ser tratada apenas como um alvo de vendas.

Outra mudança marcante que a transformação digital impõe na relação entre clientes e empresas é a interatividade. 

Aumento da competitividade

A empresa que não estiver alinhada com a transformação digital será absorvida facilmente pela concorrência. Além da capacidade de otimização e dinamismo que uma gestão baseada na tecnologia oferece, o movimento colabora para a transposição de barreiras, permitindo que uma empresa atinja mercados que dificilmente chegaria sem um impulsionamento digital.

Produção de dados estratégicos

Hoje temos ferramentas de gestão que permitem a coleta, análise e mensuração de uma grande quantidade de dados. Se estruturados corretamente, eles poderão se tornar referências para o planejamento estratégico e a expansão das suas operações.

Otimização da capacidade de inovação

Com a redução de custos, a automação de processos e a captação de dados estratégicos, ocorrerá um aumento da capacidade de inovação, que atualmente não deve estar voltada apenas para o produto final, mas para todo e qualquer processo.

Por fim, perceba que a evolução digital já está acontecendo. Por isso, se você pretende se destacar em um mercado altamente competitivo, comece, hoje mesmo, a implementar a transformação digital em sua empresa.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre transformação digital? Então, assine já a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail!

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!