Chegamos no mês mais cor de rosa no ano: Outubro.
Em meio aos desafios da vida profissional em TI e as atividades pessoais do dia a dia, precisamos dedicar um tempo a nossa saúde. E o mês de outubro vem trazer esse lembrete: a importância dos exames preventivos em prol da saúde da mulher.
E você, já fez seus exames este ano?
O movimento Outubro Rosa é dedicado internacionalmente a conscientização e detecção precoce do câncer de mama. A data é celebrada desde 1990 nos EUA e em 2002 no Brasil, ainda com poucos adeptos. Sua primeira manifestação se deu com a iluminação do Obelisco do Parque Ibirapuera em São Paulo – SP, com luzes na cor rosa.
Foi em 2008, com ajuda da mídia e de patrocinadores, como o Instituto Brasileiro de Cura do Câncer (IBCC) e a marca têxtil Hering, o movimento ganhou força no Brasil. Várias cidades abraçaram a causa e promoveram a iluminação de seus pontos turísticos mais conhecidos, além de promover a Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, um movimento de âmbito Nacional, que foi ganhando as ruas das cidades Brasileiras.
O símbolo desta luta é um laço rosa. Mas o objetivo do laço é só lembrar uma causa bem maior, que é promover acesso à informação de todas as mulheres, independente de raça, cor, ou classe social. Abraçar a causa, não é só vestir rosa neste mês e sim dar a oportunidade a prevenção ou diagnóstico precoce da doença à todas as mulheres, seja a rede pública ou privada.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê em suas estatísticas cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil entre 2024 e 2025. O diagnóstico precoce e o tratamento no tempo adequado, contribui para a redução da mortalidade dessas mulheres diagnosticadas.
Temos alguns fatores externos que podem colaborar para a incidência de câncer, e não só de mama, como para qualquer outro tipo. Vale a pena se precaver, já que a hereditariedade é responsável apenas por 10% na probabilidade de desenvolver a doença. Hoje outros fatores são mais preocupantes para o desenvolvimento do câncer na opinião da Organização Mundial de Saúde (OMS) e estes são: o tabagismo, o consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Esses costumes tendem a deixar o organismo mais vulnerável a mutação genética, ou seja, a alteração no DNA da célula, que dá origem ao tumor e se inicia o desenvolvimento da doença.
Vamos levar nossa saúde a sério! Se previna! Esteja em dia com seus exames! Você é muito importante para alguém!