Após 20 anos do “manifesto ágil”, nos deparamos ainda em discussões de melhores metodologias, frameworks, papéis e responsabilidades de cada profissional dentro de um time ágil. Os desafios são constantes e muitas organizações tentam, de alguma maneira, estabelecer a melhor forma de entregar mais, com qualidade e no menor tempo possível. Mas, precisamos esclarecer que, fazer ágil, é diferente de ser ágil.
Para você, QA, que preza pela qualidade do seu time, da sua entrega e que quer ser um profissional diferenciado e de destaque, vamos listar abaixo algumas dicas e boas práticas, para alavancar sua produtividade, do seu time e como agregar valor dentro da sua equipe e/ou cliente.
Boas práticas em fase de Definição/Planejamento:
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Participar de todos os eventos (cerimônias) da equipe;
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Esclarecer dúvidas nas reuniões de detalhamento dos itens de Backlog do Produto (reunião de refinamento);
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Esclarecer eventuais dúvidas adicionais nas reuniões de planejamento das sprints;
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Sempre ir preparado em todos os eventos (cerimônias) da equipe.
Boas práticas em Gestão de defeitos:
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Registrar todos incidentes identificados mesmo que tenham sido corrigidos,
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Monitorar e acompanhar todos os incidentes registrados;
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Classificar os incidentes para que o autor saiba a urgência ou prioridade para sua resolução;
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Identificar/classificar incidentes persistentes.
É importante identificar/classificar os incidentes persistentes com o objetivo de melhorar o processo e evitar que eles ocorram novamente.
Melhoria contínua
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Utilizar a reunião de retrospectiva para elaborar planos de ações para melhoria contínua;
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Participar de todas as reuniões de retrospectiva para discutir sobre todos os assuntos sem restringir as atividades de teste. Ter voz ativa;
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Analisar os defeitos identificados em homologação e produção que a equipe de teste não identificou;
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Utilizar a análise de causa raiz para a busca de melhoria contínua;
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Criar o hábito de buscar e anotar diariamente o que cada um poderia ter feito melhor nas suas atividades de teste e no processo de teste;
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Criar o hábito de buscar e anotar diariamente o que poderia ter sido melhor em todo processo de desenvolvimento;
Gerando Valor
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Estar atento as rápidas mudanças do seu time, entender o contexto, integrações e principais regras de negócio;
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Ter voz ativa, vestir o chapéu de dono da qualidade em todas as etapas do processo;
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Sugerir melhorias nos processos, ferramentas e nas atividades realizadas no dia a dia;
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Dar visibilidade do trabalho através de métricas e indicadores;
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Combinar com as equipes para que os esforços de teste sejam focados nas Features/Stories de alto valor para o negócio ou clientes finais.
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Raphael Emmerich