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Boas práticas de qualidade que geram valor

Tempo de leitura: 3 minutos

Após 20 anos do “manifesto ágil”, nos deparamos ainda em discussões de melhores metodologias, frameworks, papéis e responsabilidades de cada profissional dentro de um time ágil. Os desafios são constantes e muitas organizações tentam, de alguma maneira, estabelecer a melhor forma de entregar mais, com qualidade e no menor tempo possível. Mas, precisamos esclarecer que, fazer ágil, é diferente de ser ágil.

Para você, QA, que preza pela qualidade do seu time, da sua entrega e que quer ser um profissional diferenciado e de destaque, vamos listar abaixo algumas dicas e boas práticas, para alavancar sua produtividade, do seu time e como agregar valor dentro da sua equipe e/ou cliente.

Boas práticas em fase de Definição/Planejamento:

  • Participar de todos os eventos (cerimônias) da equipe;

  • Esclarecer dúvidas nas reuniões de detalhamento dos itens de Backlog do Produto (reunião de refinamento);

  • Esclarecer eventuais dúvidas adicionais nas reuniões de planejamento das sprints;

  • Sempre ir preparado em todos os eventos (cerimônias) da equipe.

Boas práticas em Gestão de defeitos:

  • Registrar todos incidentes identificados mesmo que tenham sido corrigidos,

  • Monitorar e acompanhar todos os incidentes registrados;

  • Classificar os incidentes para que o autor saiba a urgência ou prioridade para sua resolução;

  • Identificar/classificar incidentes persistentes.

É importante identificar/classificar os incidentes persistentes com o objetivo de melhorar o processo e evitar que eles ocorram novamente.

Melhoria contínua

  • Utilizar a reunião de retrospectiva para elaborar planos de ações para melhoria contínua;

  • Participar de todas as reuniões de retrospectiva para discutir sobre todos os assuntos sem restringir as atividades de teste. Ter voz ativa;

  • Analisar os defeitos identificados em homologação e produção que a equipe de teste não identificou;

  • Utilizar a análise de causa raiz para a busca de melhoria contínua;

  • Criar o hábito de buscar e anotar diariamente o que cada um poderia ter feito melhor nas suas atividades de teste e no processo de teste;

  • Criar o hábito de buscar e anotar diariamente o que poderia ter sido melhor em todo processo de desenvolvimento;

Gerando Valor

  • Estar atento as rápidas mudanças do seu time, entender o contexto, integrações e principais regras de negócio;

  • Ter voz ativa, vestir o chapéu de dono da qualidade em todas as etapas do processo;

  • Sugerir melhorias nos processos, ferramentas e nas atividades realizadas no dia a dia;

  • Dar visibilidade do trabalho através de métricas e indicadores;

  • Combinar com as equipes para que os esforços de teste sejam focados nas Features/Stories de alto valor para o negócio ou clientes finais.

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Raphael Emmerich 

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