Projetos de TI estão sujeitos a vários riscos. Excesso de gastos, requisitos incompletos, falta de engajamento de clientes e baixo apoio executivo estão entre as principais razões para que eles não consigam atingir os seus objetivos. Em função disso, é importante que a companhia elimine problemas como gargalos, custos excessivos e o desenvolvimento de ferramentas de baixa qualidade.
Uma boa gestão de qualidade em projetos de TI requer entender o que os clientes querem e precisam e atendê-los com eficiência. É preciso agregar valor aos seus negócios!
Para atingir tal objetivo, surgem os processos e as políticas de gestão da qualidade de TI. Eles reduzem riscos e garantem que os objetivos sejam atingidos facilmente. Dessa forma, a empresa pode garantir maior envolvimento do usuário, criar mais engajamento e ter um planejamento eficaz.
Ficou curioso e quer saber quais são os maiores desafios ao estruturar os processos de gestão de qualidade em TI? Veja o post abaixo!
Foco no cliente
Um dos fatores estratégicos para garantir que projetos de TI atinjam os objetivos esperados é ter foco nas necessidades e experiências do cliente. Quando é estabelecida uma comunicação clara, a área de TI pode direcionar os trabalhos de forma mais eficaz. Além disso, metas, indicadores e prazos estarão corretamente alinhados, evitando riscos e superando as expectativas do cliente.
Construir a equipe certa
Outro ponto que impacta diretamente no sucesso das estratégias de gestão de qualidade em TI é o comprometimento do time de técnicos, analistas, programadores e testadores que estão envolvidos no projeto. É essencial que o time atue de maneira integrada e compartilhe conhecimentos para solucionar problemas de maneira mais inovadora e rápida.
Nesse sentido, a empresa deve investir em metodologias que foquem na flexibilidade, integração e agilidade. Metodologias ágeis, como o Scrum, facilitam a gestão de um projeto eficaz, no qual todos possam atuar lado a lado para atingir melhores resultados com maior engajamento e foco nas demandas dos clientes.
Controle de Qualidade (Quality Control)
O controle de qualidade é um conjunto de procedimentos para assegurar que os produtos desenvolvidos atenderão os requisitos do cliente. É um processo reativo, orientado à detecção de falhas num produto, após seu desenvolvimento. Permite identificar falhas, de acordo com padrões de qualidade pré-definidos e, principalmente, de acordo com os requisitos do cliente, possibilitando suas correções. Em outras palavras, o QC é um processo corretivo, executado por um time específico e com um tratamento especializado.
Garantia de Qualidade (Quality Assurance)
Garantia de qualidade define padrões, processos e políticas a serem adotadas para garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto. Está orientado, portanto, aos processos e à prevenção de falhas. É proativa, preventiva e visa monitorar e verificar se as abordagens técnicas, padrões e processos estão sendo seguidos e implementados corretamente. Assim, com o apoio de auditorias, a empresa pode mobilizar toda a sua equipe para ter uma cadeia operacional de alta performance.
Apoio executivo
O investimento em qualidade é algo que deve envolver o apoio de todos os profissionais, inclusive líderes. Essa estratégia não só reduz riscos e prejuízos, mas melhora o fluxo de trabalho e maximiza as taxas de sucesso das iniciativas do negócio.
Quando times recebem o apoio direto de seus gestores, a motivação no ambiente corporativo cresce, melhorando, também, a qualidade do trabalho executado em cada etapa.
As empresas estão cada vez mais investindo em melhorias de TI, visando otimização de processos, eliminação de falhas, aumento de produtividade e redução de custos para viabilizar investimentos. Mas, se olharmos há alguns anos atrás, a TI antigamente era vista como área operacional, de suporte mais voltada para resolver algum problema. Hoje, o contexto mudou e a área de TI virou uma área extremamente estratégica, envolvida em atividades altamente críticas para o negócio da empresa e não resolve mais problemas e sim, propõe soluções. Assim, a área de TI não pode ser vista como um gargalo e sim como uma área parceira de negócios e patrocinadora de melhorias, portanto, estratégias como a gestão de qualidade em TI ganham destaque entre as que podem ser utilizadas pelas áreas por criarem mais performance e qualidade para o negócio.
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