Cada vez mais, os smartphones são utilizados para a realização de compras e navegação, sendo que os aplicativos devem estar preparados para lidar com essa demanda. Por esse motivo, a necessidade de um teste bem definido e conduzido é progressivamente maior para os aplicativos mobile.

A falta de qualidade de uma aplicação pode não ser apenas prejudicial para a navegação de seus usuários, mas também para a imagem corporativa, que fica atrelada a um produto mal desenvolvido. Neste post, falaremos um pouco sobre os desafios para garantir a qualidade em aplicativos e teste mobile. Confira!

A evolução do uso dos smartphones

Conforme dados do IBGE, obtidos por meio da PENAD TIC, 94,6% dos brasileiros utilizam smartphones para acessar a Internet e realizar diversas atividades, entre elas, a compra de produtos e serviços.

Podemos concluir que o comércio eletrônico está evoluindo para o m-commerce, no qual a principal forma de compra é por meio de dispositivos móveis e aplicativos mobile.

Segundo o relatório WebShoppers, desenvolvido pela Ebit, o mercado de e-commerce cresceu em 76% no número de consumidores ativos, que realizaram ao menos uma compra online, de 2013 até 2017, chegando a 55,15 milhões de usuários.

Ainda em 2017, o crescimento do e-commerce ficou em torno de 15%, com faturamento de 47,7 bilhões de reais. Do total de compras realizadas online nesse ano, cerca de 111,2 milhões de pedidos, 27,3% foram feitas utilizando dispositivos móveis.

Ao analisarmos esses dados, fica clara a necessidade de implementar um processo de testes para aplicativos, com o objetivo de garantir uma boa experiência do consumidor e aproveitar essa tendência.

Os desafios de um aplicativo

Os testes de um aplicativo são diferentes de um software comum, desenvolvido para rodar na nuvem ou em desktops. É preciso preocupar-se com uma série de questões inerentes aos dispositivos móveis.

Entre esses pontos, está a rapidez de resposta, o atendimento à necessidade do usuário, os problemas de compatibilidade com os diversos modelos de aparelho, as funcionalidades, a segurança, a usabilidade, dentre outros pontos.

Por conta de tantas questões que tornam esse tipo de teste único, o ideal não é utilizar a mesma equipe de controle de qualidade que atua em softwares para desktop, mas montar um time especializado ou contratar uma empresa de testes de software.

O teste mobile

A aplicação de testes voltados especificamente para os problemas que podem ser encontrados nas plataformas mobile é essencial para o sucesso do lançamento de um aplicativo, permitindo que a sua empresa alcance todos os benefícios do mercado móvel. Entre os principais tipos de teste mobile, estão:

Testes de compatibilidade 

São realizados para verificar o comportamento do aplicativo em cada uma das plataformas atuais. Como são várias as versões de software e hardwares diferentes, é essencial que sejam realizados para permitir visualizar o comportamento do aplicativo em cada um dos smartphones.

Testes funcionais 

Verificam se o aplicativo é capaz de cumprir com todas as funções para as quais foi planejado, conferindo se todos os requisitos do projeto de software exigidos estão sendo cumpridos e se o cliente poderá encontrar a solução para o seu problema.

Testes de desempenho 

O teste de desempenho visa a identificar problemas em relação ao tempo de resposta do aplicativo e qualquer lentidão que possa ocorrer durante o seu uso, melhorando a experiência do usuário.

Testes de sincronismo 

Boa parte das aplicações, hoje, utiliza armazenamento em nuvem ou a consulta de informações em servidores remotos para o seu funcionamento. É preciso verificar se a comunicação está sendo realizada de forma correta.

Testes de usabilidade

O foco desse teste é a experiência do cliente ao utilizar o aplicativo para sanar seu problema. O app deve ser intuitivo e de fácil compreensão, sendo medido o nível de satisfação do público-alvo na hora do uso.

A realização de um teste mobile é imprescindível para o sucesso do lançamento de um app e a garantia de sua qualidade em TI. Em um mercado que não tolera erros, um bom lançamento é essencial para conquistar espaço.

A SVLabs conta com uma equipe especializada em testes mobile e nosso time pode ajudá-lo a criar o melhor aplicativo do mercado. Entre em contato conosco agora mesmo e veja o que podemos fazer por sua empresa!