Fale com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

Garanta a qualidade em seus aplicativos Mobile!

Tempo de leitura: 5 minutos

Cada vez mais, os smartphones são utilizados para a realização de compras e navegação, sendo que os aplicativos devem estar preparados para lidar com essa demanda. Por esse motivo, a necessidade de um teste bem definido e conduzido é progressivamente maior para os aplicativos mobile.

A falta de qualidade de uma aplicação pode não ser apenas prejudicial para a navegação de seus usuários, mas também para a imagem corporativa, que fica atrelada a um produto mal desenvolvido. Neste post, falaremos um pouco sobre os desafios para garantir a qualidade em aplicativos e teste mobile. Confira!

A evolução do uso dos smartphones

Conforme dados do IBGE, obtidos por meio da PNAD TIC, em 2021, o telefone celular continuou na liderança, sendo o principal equipamento de acesso à internet em 99,5% das casas.

Podemos concluir que o comércio eletrônico está evoluindo para o m-commerce, no qual a principal forma de compra é por meio de dispositivos móveis e aplicativos mobile.

Entre os dados do Relatório de Apps Mobile de Compras de 2022, da Liftoff, o mobile continua sendo o meio favorito de muitos compradores no Brasil. Isso porque o mercado de mobile commerce (ou m-commerce) vem crescendo e, em 2021, gerou uma receita de R$ 95,5 milhões. Segundo a Nielsen, ele representou 53% das vendas do e-commerce nacional.

Ao analisarmos esses dados, fica clara a necessidade de implementar um processo de testes para aplicativos, com o objetivo de garantir uma boa experiência do consumidor e aproveitar essa tendência.

Os desafios de um aplicativo

Os testes de um aplicativo são diferentes de um software comum, desenvolvido para rodar na nuvem ou em desktops. É preciso preocupar-se com uma série de questões inerentes aos dispositivos móveis.

Entre esses pontos, está a rapidez de resposta, o atendimento à necessidade do usuário, os problemas de compatibilidade com os diversos modelos de aparelho, as funcionalidades, a segurança, a usabilidade, dentre outros pontos.

Por conta de tantas questões que tornam esse tipo de teste único, o ideal não é utilizar a mesma equipe de controle de qualidade que atua em softwares para desktop, mas montar um time especializado ou contratar uma empresa de testes de software.

O teste mobile

A aplicação de testes voltados especificamente para os problemas que podem ser encontrados nas plataformas mobile é essencial para o sucesso do lançamento de um aplicativo, permitindo que a sua empresa alcance todos os benefícios do mercado móvel. Entre os principais tipos de teste mobile, estão:

Testes de compatibilidade 

São realizados para verificar o comportamento do aplicativo em cada uma das plataformas atuais. Como são várias as versões de software e hardwares diferentes, é essencial que sejam realizados para permitir visualizar o comportamento do aplicativo em cada um dos smartphones.

Testes funcionais 

Verificam se o aplicativo é capaz de cumprir com todas as funções para as quais foi planejado, conferindo se todos os requisitos do projeto de software exigidos estão sendo cumpridos e se o cliente poderá encontrar a solução para o seu problema.

Testes de desempenho 

O teste de desempenho visa a identificar problemas em relação ao tempo de resposta do aplicativo e qualquer lentidão que possa ocorrer durante o seu uso, melhorando a experiência do usuário.

Testes de sincronismo 

Boa parte das aplicações, hoje, utilizam armazenamento em nuvem ou a consulta de informações em servidores remotos para o seu funcionamento. É preciso verificar se a comunicação está sendo realizada de forma correta.

Testes de usabilidade

O foco desse teste é a experiência do cliente ao utilizar o aplicativo para sanar seu problema. O app deve ser intuitivo e de fácil compreensão, sendo medido o nível de satisfação do público-alvo na hora do uso.

A realização de um teste mobile é imprescindível para o sucesso do lançamento de um app e a garantia de sua qualidade em TI. Em um mercado que não tolera erros, um bom lançamento é essencial para conquistar espaço.

A SVLabs conta com uma equipe especializada em testes mobile e nosso time pode ajudá-lo a criar o melhor aplicativo do mercado. Entre em contato conosco agora mesmo e veja o que podemos fazer por sua empresa!

Gostou do texto? Nos siga para mais conteúdos como esse e aproveite para acessar nossas redes sociais abaixo e conferir nossas publicações diárias!

Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter

Conheça nossos serviços em nosso site: www.svlabs.com.br

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!