Independente do modelo de trabalho, metodologia ou framework utilizado, o dia a dia do QA está cada vez mais voltado a automação de processos e de tarefas, na capacidade de priorizar atividades, em ter uma visão holística, saber trabalhar em equipe e de se comunicar de forma efetiva com o time.
Neste post, vamos listar as principais habilidades (Hard e Soft Skills), para se tornar um QA valioso para sua equipe e aderente as necessidades atuais do mercado.
Antes de listarmos as principais habilidades, vale destacar que, seja no trabalho presencial, remoto, ou híbrido, é importante que o QA se adeque a realidade do mercado, se atualize com frequência as novas tecnologias e faça tudo que estiver ao seu alcance para se tornar um profissional cada vez mais qualificado e preparado para os novos desafios na área de qualidade.
Principais habilidades técnicas (Hard skills):
- Compreensão do ciclo de vida do desenvolvimento de software;
- Conhecimento dos tipos, metodologias e técnicas de teste de software;
- Conhecimento das principais ferramentas de rastreamento de bugs e gerenciamento de testes;
- Familiaridade com linguagem de programação e boas práticas de automação;
- Familiaridade com testes e tecnologias Mobile (iOS e Android).
Principais habilidades comportamentais (Soft Skills):
- Comunicação;
- Empatia;
- Comprometimento;
- Atenção aos detalhes;
- Habilidade para resolução de problemas;
- Trabalho em equipe;
- Adaptabilidade
A garantia da qualidade, anda de mãos dadas com o desenvolvimento, sendo necessário uma ampla gama de habilidades e know-how técnico. As habilidades e capacitações técnicas (Hard Skills) são a espinha dorsal do conjunto de habilidades de um QA, porém, é imprescindível que seja combinada com as habilidades comportamentais adequadas (Soft Skills). Essa combinação irá tornar um QA indispensável e valioso para qualquer tipo de equipe e/ou organização.
Quer saber mais sobre cada habilidade? Deixe seu comentário.
Fonte.
https://www.qamadness.com/skills-qa-engineers-should-have-now-and-in-the-future/
Raphael Moura – Gerente de Operações