Independente do modelo de trabalho, metodologia ou framework utilizado, o dia a dia do QA está cada vez mais voltado a automação de processos e de tarefas, na capacidade de priorizar atividades, em ter uma visão holística, saber trabalhar em equipe e de se comunicar de forma efetiva com o time.

Neste post, vamos listar as principais habilidades (Hard e Soft Skills), para se tornar um QA valioso para sua equipe e aderente as necessidades atuais do mercado.

Antes de listarmos as principais habilidades, vale destacar que, seja no trabalho presencial, remoto, ou híbrido, é importante que o QA se adeque a realidade do mercado, se atualize com frequência as novas tecnologias e faça tudo que estiver ao seu alcance para se tornar um profissional cada vez mais qualificado e preparado para os novos desafios na área de qualidade.

Principais habilidades técnicas (Hard skills):

  1. Compreensão do ciclo de vida do desenvolvimento de software;
  2. Conhecimento dos tipos, metodologias e técnicas de teste de software;
  3. Conhecimento das principais ferramentas de rastreamento de bugs e gerenciamento de testes;
  4. Familiaridade com linguagem de programação e boas práticas de automação;
  5. Familiaridade com testes e tecnologias Mobile (iOS e Android).

 

Principais habilidades comportamentais (Soft Skills):

  1. Comunicação;
  2. Empatia;
  3. Comprometimento;
  4. Atenção aos detalhes;
  5. Habilidade para resolução de problemas;
  6. Trabalho em equipe;
  7. Adaptabilidade

A garantia da qualidade, anda de mãos dadas com o desenvolvimento, sendo necessário uma ampla gama de habilidades e know-how técnico. As habilidades e capacitações técnicas (Hard Skills) são a espinha dorsal do conjunto de habilidades de um QA, porém, é imprescindível que seja combinada com as habilidades comportamentais adequadas (Soft Skills). Essa combinação irá tornar um QA indispensável e valioso para qualquer tipo de equipe e/ou organização.

Quer saber mais sobre cada habilidade? Deixe seu comentário.

Fonte.

https://www.qamadness.com/skills-qa-engineers-should-have-now-and-in-the-future/

Raphael Moura – Gerente de Operações