Fale com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

Campanha Outubro Rosa

Tempo de leitura: 6 minutos

Se toque! E venha ler esse artigo com a gente…

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) publicou uma pesquisa em 2021, segundo ano de pandemia da Covid-19 no mundo, e mostrou que o número de mamografias feitas no Brasil caiu cerca de 40% e isso trouxe consequências, pois muitas mulheres estão sendo diagnosticadas com câncer já em grau avançado, devido à falta de acompanhamento médico.

Só no Brasil foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,6 casos a cada 100 mil mulheres. E falando de futuro, o Ministério da Saúde calcula que de hoje até 2025, no Brasil, terão cerca de 704 mil novos diagnósticos de câncer de mama.

A campanha do Outubro Rosa tem âmbito internacional, já existe há algum tempo, sempre acontece durante o mês de outubro e tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também traz a ideia de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de realizar consultas frequentes ao médico e de fazer os exames periódicos, inclusive a mamografia, além de estimular as mulheres a se tocarem frequentemente, realizando o autoexame das mamas.

Trazendo a história do movimento, o Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi depois disso, inclusive, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa no mês de outubro. Mas foi somente em 2008 que a movimentação ganhou força e várias cidades brasileiras abraçaram a ideia, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

O câncer de mama, infelizmente, é o segundo tipo mais frequente no mundo e, entre as mulheres, o primeiro mais fatal. E no Brasil, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, justamente por causa do grande número de diagnósticos tardios. Apesar do problema ser recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para se olharem e cuidarem de si mesmas.

Para ajudar as mulheres na identificação do câncer de mama, segue alguns sinais e sintomas suspeitos:

  • Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido;
  • Pele com aspecto de casca de laranja;
  • Alterações de tamanho ou aspecto das mamas e do mamilo;
  • Mama com tons avermelhados, coceiras e manchas;
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Porém no início a doença pode não apresentar nenhum desses sintomas, daí surge a importância de estar com os exames preventivos em dia.

O câncer de mama não tem uma causa única. Assim como todas as neoplasias, se dá no crescimento e multiplicação anormal e descontrolada das células. Isso pode ter origem no DNA, ou, como na maioria dos casos, as alterações são causadas por algum elemento do meio ambiente, como por exemplo, tabagismo ou exposição ao sol.

Existem diversos fatores que contribuem com o desenvolvimento da doença entre as mulheres e são conhecidos como fatores de risco:

  • Idade acima de 40 anos;
  • Mamas densas;
  • Menarca antes dos 12 anos e menopausa após 55 anos;
  • Sedentarismo, obesidade, alcoolismo e tabagismo;
  • Histórico familiar de doença oncológica;
  • Fatores genéticos, principalmente com alterações nos genes BRCA1 e BRCA2.

Mas é raro saber exatamente o que causou o câncer em determinada pessoa. E para esclarecer, esses fatores não são determinantes para ter ou não a doença, pois de 60 a 70% das mulheres que já apresentaram câncer de mama não se encaixam nesses fatores.

A SVLabs entende a relevância dessa causa e alerta que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para combater o câncer de mama. Como parceira da campanha Outubro Rosa, nós nos empenhamos em apoiar a divulgação das informações sobre a importância da prevenção, incentivando a realização de exames e promovendo a conscientização em nossos canais de comunicação e também com os nossos profissionais.

Ministério da Saúde atenta para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, então vamos vestir a camisa rosa e não esquecer jamais de fazer os exames preventivos. A nossa vida vale muito!

Compartilhar Post

Uma resposta

  1. Muito bom! Nunca é demais falar sobre esse tema pois é uma realidade no mundo inteiro e com tantas atividades durante o dia nós mulheres vamos deixando passar os detalhes que poderiam prevenir e/ou diagnosticar precocemente tal doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!