Fale com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

Dia Internacional da Mulher

Tempo de leitura: 4 minutos

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a SVLabs parabeniza nossas queridas colaboradoras e leitoras, e declara a importância que a imagem feminina tem para esta empresa.

Desde a sua fundação, em 1996, a SV teve a presença de mulheres fortes em sua história, como nossa fundadora Akiko Tanigami e a chegada da nossa atual CEO Luciana Maglio, em 2016, além das nossas gerentes, líderes, analistas e estagiárias. Todas essas mulheres inseridas no âmbito profissional da tecnologia confirmam que lugar de mulher é sim onde ela quiser! 

Somos filhas, mães, irmãs, esposas, profissionais, donas de casa e equilibramos todas essas funções com total competência. Mulher, o sexo frágil, claramente já se tornou um mito pois carregamos diversas responsabilidades, apesar da maioria das vezes sermos subjugadas.

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para reconhecer as realizações das mulheres em diversas áreas, bem como refletir sobre os desafios que ainda enfrentam, incluindo a luta contínua pela igualdade de gênero, entender o papel fundamental que as mulheres exercem na sociedade e a necessidade de promover a equidade em todas as esferas da vida, inclusive a profissional.

Ainda existe diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho?

O Dia Internacional da Mulher teve início no século XX. Mas ainda hoje a representação feminina é inferior em comparação com a dos homens.

A diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho existe! São elas: cargo, salário, tempo, oportunidade, carreira, escolaridade, dentre outras. Uma pesquisa do IBGE de 2019 mostrou que as mulheres receberam, em média, 77,7% do montante obtido pelos homens. Nos cargos de direção e gestão, as mulheres receberam 61,9% do recebimento dos homens e nas profissões de ciências e intelectuais, essa diferença é de 63,9%. 

E engana-se quem acredita que essa diferença salarial acontece somente no Brasil. Em 2018, na UE, a média da diferença salarial é de 13% e na Alemanha de mais de 20%. Já na Islândia, em 2018, foi aprovada uma lei que extingue essa distinção, pois acreditam que não existe diferença entre homens e mulheres no desempenho de atividades profissionais.

Embora haja um caminho a percorrer em termos de igualdade de gênero no Brasil, o que inclui a área de tecnologia, um setor ocupado pela maioria de homens, cerca de 70%, segundo uma pesquisa publicada em 2023 pela revista Época, está havendo um crescente reconhecimento da importância da diversidade e inclusão, o que tem levado a uma maior conscientização e esforços para superar as diferenças. Se compararmos com o ano de 2012, onde os homens ocupavam cerca de 81% da mão de obra do setor tecnológico, sendo pesquisa do Jornal Valor Econômico, tivemos uma evolução, porém a passos lentos.

Esta data homenageia e relembra as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres ao longo da história, mas principalmente vem ressaltar a importância da igualdade de gênero, da valorização da mulher e do respeito da figura feminina, no mercado de trabalho, na sociedade e em todas as outras áreas da vida!

A SVLabs deseja um Feliz Dia Internacional Das Mulheres!

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!