O escopo de um projeto define o que será feito para entregar um produto ou serviço com as características e funções necessárias ao cliente. É ele que dá direcionamento à equipe de TI e proporciona um método eficiente de avaliação para o andamento de tais projetos. Portanto, a definição do escopo é um processo crítico para o sucesso de um projeto de TI.

Quer saber como melhorar a produção e entrega de projetos de TI na empresa? Então continue a leitura!

O que é gestão de escopo do projeto?

Enquanto o escopo refere-se ao conjunto de todos os requisitos necessários para a entrega do projeto, a gestão do escopo visa controlar, acompanhar, reportar e, principalmente, viabilizar possíveis necessidades de mudanças.

Além de respeitar prazos e métodos, a gestão do escopo deve garantir que não haja grandes desvios de custo, cronograma e que a entrega do produto aconteça de acordo com o solicitado pelo cliente.

Por que é tão importante fazer a gestão do escopo de projetos de TI?

Quando são aplicadas técnicas de gerenciamento de escopo, é possível supervisionar melhor o desempenho dos profissionais, o desenvolvimento do projeto, identificar gargalos, realocar recursos para áreas mais necessitadas e muito mais.

A gestão de escopo é crítica e fundamental, pois assegura que o projeto contemple tudo que é necessário e somente o que é necessário para finalizar o projeto conforme esperado.

Por exemplo: imagine que você prepare um escopo para o desenvolvimento de um software e se dedique na gestão dele. Dessa forma, qualquer desvio, como uso excessivo de determinado recurso ou adição de uma funcionalidade não prevista no escopo, será identificada, permitindo a correção imediata. Consequentemente, o projeto ganha flexibilidade para mudanças, o software é entregue dentro do prazo, com o preço combinado e da forma como foi encomendado.

Quais são as etapas da gestão de escopo?

Existem alguns processos básicos para uma gestão eficiente do escopo de projetos de TI. Conheça agora um pouco sobre cada um deles:

Coleta de requisitos

Neste processo, você deve descobrir o que é pretendido com o projeto e fazer uma lista do que será necessário para torná-lo realidade, atendendo as expectativas de quem o encomendou. Isso é importante porque muitas vezes o que é solicitado pode não ser viável naquele momento, seja por conta de limitações tecnológicas, da equipe, financeiras ou demanda de mercado. Então, liste todas as necessidades para o sucesso do projeto. Aproveite e leia também nosso post sobre Verificação de Requisitos.

Definição do escopo

Aqui é onde você usa a lista de requisitos para criar uma descrição detalhada do produto, bem como a forma que ele será criado. Ou seja, deve especificar o que será feito, como, quando e por quem. Nessa etapa, o escopo começa a ganhar um alto nível de organização. Lembrando que ele precisa ser documentado e aprovado antes de partir para a próxima etapa.

Criação da EAP

A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é o que permite transformar o escopo em algo visual. A equipe de TI ganha uma visão estruturada do projeto, como um quadro de Product Backlog, por exemplo. O projeto é subdividido em tarefas, facilitando o gerenciamento das entregas.

Validação do escopo

É diferente da aprovação do escopo. Essa etapa, é a aceitação formal de cada produto finalizado no projeto, servindo como um sinal verde para a continuidade do desenvolvimento. Para isso, o gestor de TI deve marcar reuniões periódicas, conforme as entregas vão sendo realizadas, para obter o aval do cliente que encomendou a aplicação.

Controle do escopo

Nessa etapa, é feito o monitoramento e controle do status do escopo do projeto e produto, incluindo a gestão de possíveis mudanças que surgem ao longo do caminho.

Como pode ver, a gestão de escopo do projeto não é difícil de ser implementada em TI, mas exige dedicação e tempo. No final, vale a pena o investimento, pois agiliza os processos, agrega um fluxo de entrega contínua e reduz custos nos projetos.

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