Fale com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

Inteligência Artificial: tipos, abrangência e aplicações

Tempo de leitura: 7 minutos

Atualmente ouvimos falar muito de Inteligência Artificial (IA) e já sabemos que são sistemas computacionais que são projetados para realizar tarefas que substituem a inteligência humana. Mas qual a abrangência dessas tarefas, quais os tipos de inteligência artificial e como podemos aplicar no nosso dia a dia?

As tarefas que a IA pode executar, incluem: aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, percepção visual e tomada de decisões. E pode ser aplicada em uma variedade de setores e cenários, inclusive em testes de qualidade de softwares, proporcionando soluções inovadoras e eficientes.

A seguir citamos os tipos de IA disponíveis:

1- IA Fraca (ou estreita): Refere-se a sistemas de IA que são projetados e treinados para uma tarefa específica. Eles não possuem a capacidade de realizar atividades além daquelas para as quais foram programados. Exemplosassistentes virtuais, reconhecimento de voz e chatbots.

2- IA Forte (ou geral): Este tipo de IA teria a capacidade de realizar qualquer tarefa cognitiva que um ser humano pode fazer. Até o momento, a IA forte permanece em um estágio teórico e seu objetivo ainda não foi alcançado.

3- IA Reativa: São sistemas que respondem a entradas específicas com respostas pré-programadas. Não têm a capacidade de aprender ou se adaptar com base em experiências anteriores. Exemplos:jogos de xadrez ou outros jogos de estratégia onde a máquina calcula movimentos com base em regras específicas.

4- IA Baseada em Regras (ou sistemas especialistas): Usa uma abordagem baseada em lógica e regras predefinidas para tomar decisões. Essas regras são geralmente fornecidas por especialistas humanos com domínio no tema em questão, muito usada para criar script de testes automatizados

5- IA Aprendizado de Máquina (ML): Envolve algoritmos que permitem que o sistema aprenda a partir de dados e melhore seu desempenho ao longo do tempo. Existem várias abordagens de aprendizado de máquina, como aprendizado supervisionado, não supervisionado e por reforço. Um exemplo é o Chat GPT, que melhora seu aprendizado ao longo do tempo.

6- IA Profunda (Deep Learning): Uma subcategoria do aprendizado de máquina que utiliza redes neurais profundas para realizar tarefas complexas, como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural e jogos. Como exemplo o reconhecimento facial.

7- IA Cognitiva: Projetada para imitar as funções cognitivas humanas, como percepção, raciocínio, aprendizado e resolução de problemas. Pode incluir o processamento de linguagem natural, visão computacional e outras capacidades.

8- IA de Processamento de Linguagem Natural (PLN): Concentra-se em permitir que os sistemas compreendam, interpretem e gerem linguagem humana de maneira significativa. É usado em chatbots, tradutores automáticos, análise de sentimentos, entre outros.

9- IA de Visão Computacional: Envolve a capacidade dos sistemas de “ver” e interpretar informações visuais, como reconhecimento de imagem e detecção de padrões em fotos ou vídeos.

10- IA Híbrida: Combina diferentes abordagens de IA para aproveitar as vantagens de cada uma. Pode envolver a integração de sistemas de aprendizado de máquina, regras e outras técnicas para resolver problemas complexos.

Diversas áreas já aplicam a IA como forma de otimização dos seus processos:

Tecnologia da Informação:

  • Suporte técnico virtual: Chatbots e assistentes virtuais baseados em IA podem fornecer suporte técnico e responder a perguntas dos usuários;
  • Segurança cibernética: Algoritmos de IA são utilizados para detectar atividades suspeitas e proteger sistemas contra ameaças.
  • Testes de Softwares com IA: Criação de scripts de testes personalizados que otimizam e dão mais segurança nos resultados.

Saúde:

  • Diagnóstico médico: Algoritmos de IA podem analisar imagens médicas, como raios-X e ressonâncias magnéticas, para auxiliar no diagnóstico de doenças;
  • Pesquisa de medicamentos: Acelera a descoberta de novos medicamentos e identificar combinações eficazes de tratamentos.

Finanças:

  • Análise de dados: Algoritmos de IA podem analisar grandes conjuntos de dados financeiros para identificar padrões, prever tendências de mercado e fazer recomendações de investimento;
  • Detecção de fraudes: Sistemas de IA podem identificar atividades suspeitas em transações financeiras para prevenir fraudes.

Educação:

  • Tutoria personalizada: Sistemas de IA podem adaptar o ensino de acordo com o progresso e as necessidades individuais dos alunos;
  • Plataformas de aprendizado online: Algoritmos de recomendação podem sugerir conteúdos educacionais com base no perfil e no desempenho do aluno.

Varejo:

  • Personalização de recomendações: Algoritmos de recomendação usam dados de compras anteriores para sugerir produtos relevantes aos clientes;
  • Previsão de demanda: A IA é usada para prever padrões de compra e otimizar estoques.

Transporte:

  • Sistemas de navegação autônoma: Carros autônomos usam IA para interpretar dados de sensores e tomar decisões de direção;
  • Otimização de rotas: Algoritmos de IA podem otimizar a rota de entrega de veículos de logística para reduzir o tempo e os custos.

Recursos Humanos:

  • Recrutamento automatizado: Algoritmos de IA podem analisar currículos, identificar candidatos adequados e até mesmo conduzir entrevistas iniciais;
  • Análise de sentimentos: Ferramentas baseadas em IA podem analisar o sentimento dos funcionários por meio de feedbacks e pesquisas internas.

Marketing Digital:

  • Produção de conteúdo: Otimização de SEO, pesquisa de palavras-chave, criação de artigos com ChatGPT para blogs e redes sociais;
  • Impulsionamento de conteúdo: Aplicações no tráfego pago, segmentação de público-alvo, criar anúncios com o ChatGPT.

E não acaba por aí, o campo da inteligência artificial está em constante evolução, através de pesquisas, novas abordagens e técnicas estão em constante desenvolvimento, fazendo com que surjam novas áreas, formas de utilização e aplicabilidades da IA.

A SVLabs se destaca como pioneira na incorporação de inteligência artificial nos testes de software. Ao adotar essa tecnologia inovadora, a empresa redefine os padrões da indústria, impulsionando a eficiência e a qualidade em todos os estágios do processo de desenvolvimento de software. A SVLabs é capaz de realizar testes de forma mais abrangente e precisa, identificando potenciais falhas e vulnerabilidades com mais rapidez e precisão. Essa abordagem não apenas reduz significativamente os custos e o tempo de desenvolvimento, mas também eleva a confiabilidade e a robustez dos produtos finais, garantindo a satisfação dos clientes e fortalecendo a posição da SVLabs como líder de mercado. Fale com a gente!

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!