Em outro post nós falamos um pouco sobre o que é e como funciona a tecnologia em nuvem.
A implementação de nuvem pode ser um divisor de águas para uma instituição, viabiliza vários benefícios e acelera o crescimento do negócio de diversas formas. Mas existe alguns desafios nesse caminho!
Em se tratando de tecnologia Cloud, o alto custo de migração, a falta de visibilidade, de controle e segurança são os maiores desafios de implementar tecnologia em nuvem em uma organização. Mas essa barreira vai além! É necessária uma mudança de cultura, que se inicia na diretoria e se expande até o operacional.
Tudo que é novo gera dúvidas e com a tecnologia em nuvem não é diferente! A primeira indagação é com o fato de que a empresa deixa de ter um datacenter local e parte para um ambiente virtualizado que pode e deve ter uma segurança em rede ainda mais sofisticada.
Mas não é apenas a tecnologia que preocupa a empresa, pessoas e processos sofrem mudanças também. Assim como investir em novos processos, também será necessário investir em pessoas qualificadas para a área. Nesse ponto a empresa tem duas opções: procurar profissionais experientes no mercado, e provavelmente, com altos salários ou oferecer treinamentos para seus colaboradores se aperfeiçoarem, ambos geram custos, basta escolher o mais adequado ao momento da instituição.
Investir em Cloud e não ter uma rede segura é um risco muito grande. Os ataques cibernéticos estão cada vez mais ousados e uma empresa que detém dados sigilosos, onde um vazamento de informações pode prejudicar diversas pessoas ou empresas, deve ter claro em mente, que investir em segurança é essencial para seguir com a migração em nuvem.
Outro ponto importante é pesquisar muito bem o provedor que irá contratar. Alguns deles acabam apenas hospedando as aplicações em servidores virtualizados, o que não vai oferecer as melhores soluções de Cloud para a empresa. Coloque em contrato especificações como, vulnerabilidade e disponibilidade do servidor, para que a empresa não fique sem suporte quando mais precisar.
A mudança para tecnologia em nuvem é um avanço muito significativo dentro de uma organização, portanto deve ser feita com muita pesquisa e planejamento. Alinhar como e quando as mudanças vão ocorrer, definir prazos e custos, quem irá fazer a gestão e controle, quem vai implementar a nova estruturação, enfim, definir papéis e responsabilidades serão pontos relevantes para o sucesso da migração.
Ultrapassando essas barreiras, o Cloud possibilita muitos benefícios como: tomada de decisão ágil, redução de custos em manutenção, processos simplificados e bem definidos e a automatização de tarefas e atividades cotidianas.
Bem-vindos a nuvem!
Fabiola de Toledo